Leiden

Sofrimento

Hoje acordei com a certeza de que a felicidade deve ser passageira, o que de fato interessa ao ser humano é a dor e o sofrimento, a tristeza por assim dizer. Eu mesmo ao escutar um violino chorar sinto-me extasiado. Quão mais triste é o ser, mais nobre ele é. Quão maior a doença, maior a alegria de vida. Foi o que um dia pude apreender de alguém que passou por mim e tinha olhos de mundo, longe, onde tudo quanto é o que é existe com um pundonor que é difícil não se sentir alegre. Isto faz crescer ainda mais a vontade de viver das coisas, ainda que todos os filósofos insistam: “É impossível!” – quantos deles souberam falar isto enquanto olhavam para esta tal coisa impossível e pisavam em um chão diferente de seus escritórios, de suas salas de aula, sentados em qualquer outro lugar que não fosse a cadeira que nunca erra, ainda que contribua em erros? Não dá para confiar naquilo que vemos escrito, pois a chuva não permite que o escrito se mantenha; é a felicidade, passageira e, por isso, sempre voltante, da própria natureza não saber se lembrar. Nem gregos nem romanos souberam venerar isto tudo com a mesma intensidade que eu possuo hoje, da qual tenho uma certeza absoluta e que me angustia não saber nomear um deus para isto: a felicidade da vida é saber adoecer. Os conhecedores gritam-me de novo: “Que tipo de realidade é essa que se afirma pelo negativo? Você não vê as coisas!” – Mas, quem falou que a tristeza é uma negatividade? Ah, vida, que triste quem não soube ser. Hoje eu acordei. Amainaremos ou encresparemos as velas da nossa alma ao sofrimento? Nos comportaremos feito vermes ou escolheremos viver nobremente sem a ignóbil felicidade deles que ao sentir aproximar-se a tempestade encolhem-se mais que depressa?

Autores: Sven; Gean.

Comentem!

